Manual Fornecedores Betim

 

MANUAL FORNECEDORES 

Apresentação

A Impregna busca além de atender as norma de certificação ISO9001:2015 e IATF16949:2016 aos requisitos de seus clientes, poder promover entre seus fornecedores a busca conjunta pelo melhor desempenho possível. 

Esse manual se aplica aos:

  • Fornecedores A – “diretamente ligado ao produto”, são:

Resinas e Catalisadores.

  • Fornecedores B – “lubrificantes para equipamentos e peças de reposição, Calibrações, fornecedores de manutenção externa”.
  • Fornecedores C – “demais fornecimentos”.

Todos os produtos adquiridos pela Impregna devem estar conformes com os requisitos estatutários e regulamentares desse país. 

Requisitos de Fornecedor:

Fornecedor Novo:

O processo de seleção para Fornecedores Impregna para futuro cadastro exige o cumprimento de no mínimo um dos critérios abaixo:

  1. Instituição Jurídica ou;
  2. Idoneidade ou;
  3. Certificado de qualidade de gestão no escopo de fornecimento a ser adquirido.

Fornecedor Ativo:

Não estar classificado como “R” – restrito e com problema.

O Fornecedor deve assegurar a conformidade do item adquirido e seu fornecimento contínuo.

O Fornecedor deve permitir o acesso da Impregna às suas instalações quando: 

  • Existir necessidade de acompanhamento de planos de ação;
  • Auditorias de segunda parte programadas para os fornecedores A.

Desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade do Fornecedor:

A Impregna do Brasil Ltda em conformidade e comprometimento com norma IATF 16949 se garante o direito de adotar qualquer uma das práticas abaixo com o intuito de desenvolver o sistema de gestão da qualidade do fornecedor, com o objetivo final de certificarem na Norma IATF 16949:

         a) Análise de modo e efeito de falha potencial (FMEA);

         b) Controle Estatístico de Processo (CEP), quando aplicável;

         c) MSA, quando aplicável;

         d) Plano de controle;

          e) Fluxograma de processo;

          f) Aplicação de procedimentos preventivos;

         g) Metodologia de melhoria contínua;

         h) Realização de auditorias de sistema ou processo in loco no fornecedor buscando a conformidade com a ISO 9001;

Nota: O desenvolvimento do SGQ se aplicará somente aos fornecedores “A” (que têm impacto direto no produto do cliente, portanto considerados fornecedores de produtos e servidos automotivos).

Documentação de Compras:

O Fornecedor deverá analisar as especificações de compras e emitir cotação conforme solicitado.

Uma vez a cotação aprovada, a Impregna enviará Pedido de Compra.

O Fornecedor é responsável pelo acompanhamento do pedido da Impregna até a emissão da Nota Fiscal.

Termo de confidencialidade: 

Nenhuma informação ou documentação da Impregna poderá ser divulgada pelo Fornecedor, pois são de propriedade de conhecimento da Impregna.

Avaliação de Fornecedores:

A metodologia aplicada na avaliação de fornecedores Impregna é através da verificação do produto adquirido pelo recebimento.

Os pontos avaliados são:

  • Conformidade da especificação;
  • Quantidade;
  • Prazo de entrega;
  • Rupturas com o cliente na planta de recebimento, incluindo bloqueio de pátio e interrupção de expedição;
  • Número de ocorrências de fretes especiais; 
  • Notificações pelo cliente de situações especiais relacionadas com questões de qualidade ou entrega.

Resultados:

Ocorrência de fornecedor A – solicitar plano de ação pelo fornecedor.

Na reincidência classifica-lo como “E”.

No caso de não entrega de Plano de Ação, comunicar que a classificação “R” será aplicada.

Ocorrência de fornecedor B ou C – comunicar o fornecedor.

Na reincidência classificá-lo como “E”.

No caso de não solução da falha existente, classificá-lo como “R”.

Classificação:

“A” Avaliado, comprar normalmente, dar preferência;
“E” Em avaliação;
“R” Restrito, com problemas, não comprar deste fornecedor;
“U” Único, com problemas, mas sem possibilidade de substituição.

Política da Qualidade 

“A Impregna do Brasil concentra seus esforços para atingir e aumentar a satisfação de seus clientes, trabalhando continuamente na melhoria de seus processos.”