PROCESSO P01- DIREÇÃO

Processo 01

v.1.00

P01 DIREÇÃO
Objetivos:
  • Assegurar que a organização tenha posicionamento estratégico para estabelecer seus objetivos e que esses possam atender as expectativas das partes interessadas do negócio.
  • Assegurar que o SGQ seja vivo dentro da organização, com foco na melhoria de seus processos.

 

 ATIVIDADES DA ALTA DIREÇÃO
Anualmente, o Gerente Geral:
  1. Define os objetivos a serem alcançados para o próximo período;
  2. Comunica as metas para cada unidade.
Ao tomar conhecimento das metas e objetivos da unidade, o Gerente da Unidade:
  1. Abastece as Metas-objetivos
Após o fechamento no trimestre, o Gerente da Unidade:
  1. Realiza a avaliação dos indicadores;
  2. Verifica a necessidade de elaborar ação (anexo ao indicador).
  3. Analisa a Matriz de Riscos e Oportunidades e quando necessário informa necessidade de alteração para o Coordenador da Qualidade.
Continuamente, o Gerente da Unidade:
  1. Coordena as ações planejadas para obtenção dos resultados pretendidos;
  2. Busca qualquer alteração quanto à necessidade e expectativas das partes interessadas;
  3. Busca qualquer alteração quanto à necessidade ou oportunidade de melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.

ATIVIDADES DA QUALIDADE – COORDENAÇÃO

Anualmente, o Coordenador da Qualidade:
  1. Publica o planejamento de auditoria para assegurar que:
  • O sistema de gestão da qualidade esteja conforme com os requisitos da Impregna e com os da norma ISO9001:2015;
  • O sistema de gestão da qualidade esteja mantido e implementado eficazmente, e assegurar a disponibilidade dos recursos para o fornecimento de evidências objetivas e evitar que os auditores auditem seu próprio trabalho.
  1. Seleciona auditores internos ou contrata fornecedores especializados para realizar a auditoria de forma a assegurar a objetividade e imparcialidade da auditoria, com base em critérios estabelecidos no mapeamento de competências para “auditor”.
Ao realizar uma auditoria interna da qualidade, o Auditor:
  1. Elabora o planejamento auditoria para unidade(s) a ser auditada(s);
  2. Realiza as observações das conformidades e registra;
  3. Registra eventuais não conformidades e oportunidades de melhoria;
  4. Elabora relatório de auditoria e entrega para o responsável pela(s)  unidade(s).

Nota (1): As resoluções de auditorias internas (RA) são fechadas na próxima auditoria interna a ser realizar na unidade.

Quadrimestralmente, o Coordenador da Qualidade:
  1. Planeja a reunião de Analise Critica da Direção;
  2. Coordena uma reunião segundo a lista de verificação da análise crítica pela direção;
  3. Divulga para a unidade não participante os resultados da análise crítica.

Nota (1): Caso haja necessidade de uma reunião extraordinária, planeja uma nova reunião e a conduz como as reuniões ordinárias.

Mensalmente, o Coordenador da Qualidade:
  1. Monitora o andamento das Mudanças Planejadas em curso;
  2. Coleta as ocorrências nas unidades;
  3. Atualiza o documento lições e boas práticas.
Na emissão de informação documentada, o Coordenador da Qualidade:
  1. Assegura o cumprimento da Política de Informação Documentada;
  2. Coordena a realização da análise critica quanto à adequação e suficiência;
  3. Estabelece os controles necessários (formato, versão, retenção e disposição);
  4. Aprova ou reaprova o documento.
Na necessidade de planejar uma mudança, o Coordenador da Qualidade:
  1. Assegura a integridade do SGQ ;
  2. Abre documento Mudança planejada;
  3. Coordena as informações junto ao responsável.
ATIVIDADES DA QUALIDADE – UNIDADES
Ao receber um documento de origem externa, o Gerente da Unidade:
  1. Analisa criticamente o documento e atualiza a lista de documentos externos;
  2. Caso seja necessário distribuir cópias controladas do documento, registra a quantidade na própria lista de documentos externos e identifica as cópias com o carimbo de “cópia controlada”.
Mensalmente, o Gerente de Unidade:
  1. Segue as diretrizes do Manual de Ocorrências para documentar e controlar o encerramento das ações pendentes.
Quinzenalmente, o Gerente de Unidade:
  1. Analisa e atualiza a Lista de Ocorrência;
  2. Verifica se é necessário abertura de RA;
  3. Indica um coordenador para as atividades necessárias.
Semanalmente, o Assistente da Qualidade:
  1. Escolhe aleatoriamente um dia e um tipo de peça que foi produzido e aplica o formulário de Auditoria de produto final.
Continuamente, o Gerente de Unidade:
  1. Promove as ações do programa de melhoria contínua.
Continuamente, o Assistente da Qualidade:
  1. Assegura que as informações documentadas permaneçam protegidas;
  2. Assegura que as informações documentadas permaneçam legíveis e que possam ser identificados com facilidade;
  3. Realiza a manutenção das informações documentadas, mantidas e retidas, em atendimento ao tempo de retenção definido.
  4. Assegura que a Lista de Distribuição está atualizada;
  5. Registra as ocorrências e verifica com o Gerente da Unidade as ações apropriadas.

Alteração nr. 161 em 01/09/2016

Processo DIREÇÃO P01 1.00       Adequação no site da qualidade – transição 2015.

lteração nr. 11 em 07/11/04

gestão do negócio          0.03       Retira o rodapé de aprovação, inclusão da rotina mensal da gerência.  e

gestão do sistema          0.04       Passa a referenciar o procedimento de documentação; retira o rodapé de aprovação; inclui procedimento para controle de documentos externos, inclui adoção da lista de STA’s corretivas, correção da nota na rotina mensal da gestão da qualidade.