M02 – V 2.0
A Impregna publica esse manual com o objetivo de comunicar a forma de interação da Impregna junto a seus fornecedores.
Apresentação
A Impregna busca além de atender as norma de certificação ISO9001:2015 e IATF16949:2016 aos requisitos de seus clientes, poder promover entre seus fornecedores a busca conjunta pelo melhor desempenho possível.
Esse manual se aplica aos:
- Fornecedores A – “diretamente ligado ao produto”, são:
Resinas e Catalisadores.
- Fornecedores B – “lubrificantes para equipamentos e peças de reposição, Calibrações, fornecedores de manutenção externa”.
- Fornecedores C – “demais fornecimentos”.
Todos os produtos adquiridos pela Impregna devem estar conformes com os requisitos estatutários e regulamentares desse país.
Requisitos de Fornecedor:
Fornecedor Novo:
O processo de seleção para Fornecedores Impregna para futuro cadastro exige o cumprimento de no mínimo um dos critérios abaixo:
- Instituição Jurídica ou;
- Idoneidade ou;
- Certificado de qualidade de gestão no escopo de fornecimento a ser adquirido.
O processo de seleção de novos fornecedores (A – Diretamente ligados ao produto do cliente) deverá atender aos seguintes itens:
- a) Avaliação de risco do fornecedor selecionado quanto a conformidade do produto fornecido e capacidade de atendimento, garantindo a continuidade do fornecimento. (Risco avaliado neste Manual).
- b) Desempenho de qualidade e de entrega relevantes. (SGQ do cliente e gestão de estoque através de auditoria de 2º Parte antes do início do 1º fornecimento);
- c) Avaliação do SGQ do fornecedor através de auditoria de 2ª Parte;
- d) A decisão pela escolha de um novo fornecedor deverá envolver uma equipe multidisciplinar;
- e) Outros critérios adicionais deverão ser observados na seleção de um novo fornecedor, à saber: Volume de negócios automotivos, estabilidade financeira, complexidade do produto comprado, tecnologia requerida, recursos disponíveis adequados, planejamento para continuidade do negócio em casos de força maior, capacidade logística do fornecedor e histórico de atendimento aos seus clientes.
Fornecedor Ativo:
Não estar classificado como “R” – restrito e com problema.
O Fornecedor deve assegurar a conformidade do item adquirido e seu fornecimento contínuo.
O Fornecedor deve permitir o acesso da Impregna às suas instalações quando:
- Existir necessidade de acompanhamento de planos de ação;
- Auditorias de segunda parte programadas para os fornecedores A.
Desenvolvimento do Sistema de Gestão da Qualidade do Fornecedor:
A Impregna do Brasil Ltda em conformidade e comprometimento com norma IATF 16949 se garante o direito de adotar qualquer uma das práticas abaixo com o intuito de desenvolver o sistema de gestão da qualidade do fornecedor, com o objetivo final de certificarem na Norma IATF 16949 (quando elegível), sendo a Certificação na ISO 9001 o nível mínimo aceitável:
- a) Análise de modo e efeito de falha potencial (FMEA);
- b) Controle Estatístico de Processo (CEP), quando aplicável;
- c) MSA, quando aplicável;
- d) Plano de controle;
- e) Fluxograma de processo;
- f) Aplicação de procedimentos preventivos;
- g) Metodologia de melhoria contínua;
- h) Realização de auditorias de sistema ou processo in loco no fornecedor;
Nota: O desenvolvimento do SGQ se aplicará somente aos fornecedores “A” (que têm impacto direto no produto do cliente, portanto considerados fornecedores de produtos e servidos automotivos). Para os fornecedores elegíveis à Norma IATF16949, a meta definida é a certificação nesta Norma.
Documentação de Compras:
O Fornecedor deverá analisar as especificações de compras e emitir cotação conforme solicitado.
Uma vez a cotação aprovada, a Impregna enviará Pedido de Compra.
O Fornecedor é responsável pelo acompanhamento do pedido da Impregna até a emissão da Nota Fiscal.
Termo de confidencialidade:
Nenhuma informação ou documentação da Impregna poderá ser divulgada pelo Fornecedor, pois são de propriedade de conhecimento da Impregna.
Avaliação de Fornecedores:
A metodologia aplicada na avaliação de fornecedores Impregna é através da verificação do produto adquirido pelo recebimento.
Os pontos avaliados são:
- Conformidade da especificação (Pedido de Compra);
- Quantidade (Pedido de Compra);
- Prazo de entrega (Pedido de Compra);
- Rupturas com o cliente na planta de recebimento, incluindo bloqueio de pátio e interrupção de expedição (F029);
- Número de ocorrências de fretes especiais (F029);
- Notificações pelo cliente de situações especiais relacionadas com questões de qualidade ou entrega (F029).
Resultados:
Ocorrência de fornecedor A – solicitar plano de ação pelo fornecedor.
Na reincidência classifica-lo como “E”.
No caso de não entrega de Plano de Ação, comunicar que a classificação “R” será aplicada.
Ocorrência de fornecedor B ou C – comunicar o fornecedor.
Na reincidência classificá-lo como “E”.
No caso de não solução da falha existente, classificá-lo como “R”.
Classificação:
“A” | Avaliado, comprar normalmente, dar preferência; |
“E” | Em avaliação; |
“R” | Restrito, com problemas, não comprar deste fornecedor; |
“U” | Único, com problemas, mas sem possibilidade de substituição. |
Política da Qualidade
“A Impregna do Brasil concentra seus esforços para atingir e aumentar a satisfação de seus clientes, trabalhando continuamente na melhoria de seus processos.”
Dúvidas quanto ao uso deste manual podem ser resolvidas através dos contatos no site www.impregna.com.br. |